Rogério Rodrigues

FOTODOCUMENTARISTA

Rogério pesquisa as comunidades quilombolas desde 2012, já tendo participado de vários eventos culturais e políticos que mostram a luta pelas políticas afirmativas que são direitos constitucionais dos povos tradicionais brasileiros. Para além disso, o fotógrafo tem um grande trabalho fotográfico na cultura cearense, por isso já foi premiado pelo seu trabalho em 2012 com o tema Cultura Popular.

Trabalhou por 15 anos como fotógrafo no Governo do Estado do Ceará, ViceGov, Secult e SPS. Nessa última, criou e ministrou cursos de fotografia pelos projetos Primeiro Passo, gerando oportunidades por todo o Ceará. Já expôs na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Centro de Artesanato de Aracaju/SE e tem ensaios publicados na Revista Literatas, Moçambique, AF. Fotografou shows de grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Nando Reis, Maria Rita, Gal Costa, Arnaldo Antunes, Margareth Menezes, Rita Lee, Jota Quest, O Rappa, Pato Fu, Belchior, Flávio Venturini, Toninho Horta e o Prêmio Nobel da Paz Wole Soyinka.

Atualmente, Rogério se dedica à criação de mais dois projetos ligados ao povo quilombola, estuda sobre a fotografia contemporânea, pesquisa sobre comunidades tradicionais em geral e desenvolve, há 5 anos, um trabalho documental sobre a cidade de Ouro Preto/MG, de onde é natural, mas já mora no Ceará há mais de 30 anos.

Equipe